Para se inspirar: Conheça a história da Lojinha da Lívia que cresceu 562% após migrar para a Tray
Se você está pensando em ter uma loja virtual ou quer migrar seu negócio para o online, vale a pena se inspirar na trajetória de quem já teve essa experiência e com sucesso.
Conversamos com a Lívia, da @lojinhadalivia, que contou um pouco sobre sua história e deu várias dicas valiosas para quem deseja começar a trilhar os caminhos no e-commerce.
O surgimento
A história começou em 2017, quando a Lívia decidiu juntar suas paixões (viagens, artigos de papelaria e redes sociais) e transformá-las em seu próprio negócio. Foi aí que surgiu a Lojinha da Lívia, hoje referência na comercialização de itens de papelaria e que atende todo o Brasil.
Lívia sempre foi apaixonada por papelaria, e desde pequenininha amava fazer as compras de materiais escolares, um momento único que a deixava maravilhada.
Mesmo já se aventurando nas vendas online logo cedo, a jovem empreendedora sentiu a necessidade de ir um pouco além. Um dia, em uma viagem ao exterior com os pais, de uma forma despretensiosa, decidiu iniciar seu próprio negócio, tendo ao lado todo apoio de seu pai.
Os primeiros desafios
Pelo fato de iniciar um negócio do zero e não ter experiências iniciais com e-commerce, o primeiro grande desafio enfrentado por Lívia foi descobrir tudo o que fazer após realizar sua primeira venda.
Aos poucos, a partir de muitos estudos e pesquisas, ela começou a entender melhor sobre esse universo e a explorar o potencial que o seu negócio poderia alcançar. Para Lívia, especialmente para quem está começando no e-commerce, o estudo e a escolha da plataforma online é essencial.
Assim, vendo a necessidade de tornar sua lojinha ainda mais profissional, optou por contratar uma plataforma de e-commerce. Contudo, no decorrer das vendas, Lívia percebeu que tal tecnologia não estava conseguindo suprir sua demanda. Foi aí que ela decidiu realizar a migração para a Tray Plataforma de E-commerce, em julho de 2019.
A parceria de sucesso com a Tray
Desde o início da parceria com a Tray, a Lojinha da Lívia vem prosperando nas vendas, escalando seu potencial e se destacando em todo o Brasil como loja referência em artigos de papelaria.
A lojinha apresentou um crescimento de 258% no faturamento anual até o início da pandemia, em 2020. E esse boom não foi só aí. Desde a entrada na Tray até julho de 2020, a loja apresentou um expressivo crescimento de 562%.
Com a Tray, a Lívia pôde concentrar todos os seus esforços de venda em apenas um canal, com integrações nativas e sem burocracia, permitindo focar suas atividades em escalar suas vendas e prosperar o seu negócio.
De fato, diante da grande demanda por seus produtos, da relevância que sua loja vem conquistando a cada dia e de uma parceria que está entregando excelentes resultados, Lívia almeja alçar novos voos e decolar suas vendas ainda mais.
A jovem, que começou pequena, está se tornando uma gigante no e-commerce e visiona uma loja com porte corporativo. As perspectivas são as melhores, reflexos dos ótimos resultados apresentados até então.
Lojinha da Lívia e Tray são realmente uma verdadeira parceria de sucesso!
As vendas na pandemia
Apesar da rotina corrida e de algumas dificuldades no início, a loja encontrou novas oportunidades para prosperar, passando a atender em um espaço local em Vila Velha-ES, cidade natal da Lívia.
Com a pandemia e o isolamento social, as vendas online dominaram o mundo, e fizeram com que muitas empresas se adaptassem à nova realidade. Logo, isso não foi diferente na Lojinha da Lívia.
Nesse período, o número de colaboradores da empresa, então familiar, passou de 3 para 14, o que exigiu dos fundadores uma reestruturação diferente daquela que vinham adotando, e que ainda está em progresso. Para Lívia e seu pai, “a empresa cresce cada vez mais quando entra um novo colaborador”.
Junto deste expressivo crescimento, os processos dentro da empresa também passaram a ser mais ágeis, resultado da implementação de um sistema de códigos de barras, acompanhado de uma melhor organização dos pedidos para suprir a demanda que era cada vez maior.
Com início no boca-a-boca e vendo a oportunidade de crescer em uma região ainda escassa de seus produtos, Lívia passou a valorizar e a oferecer um atendimento de qualidade, priorizando, sobretudo, a experiência do cliente em seu showroom.
Com suas atividades escalando a todo vapor, a jovem vem construindo uma audiência constante, fiel à sua loja e que pode desfrutar de benefícios especiais. Sem muito foco comercial, sua comunicação sempre esteve voltada em proporcionar uma experiência diferenciada ao seu público, como forma de manter um diálogo e aproximá-los de sua marca.
A lojinha está presente nas principais redes sociais, como Instagram, Facebook, Pinterest, Tumblr, Tik Tok e no YouTube. Sua clientela tem crescido cada vez mais em ambos os ambientes, online e presencial.
Dicas de ouro da Lívia
Com essa trajetória de sucesso, e que ainda tem muito a conquistar, Lívia ainda deixou algumas dicas importantes para quem está começando no e-commerce e que valem muito a pena conferir.
Para ela, planejar e estudar são duas dicas essenciais. Primeiro de tudo, é preciso entender o mercado em que pretende atuar, os serviços disponíveis para atender a demanda, a melhor plataforma para montar sua loja, os canais ideais para divulgar sua loja, os fornecedores para o seu negócio etc.
Além disso, a persistência também é um fator chave para o seu negócio ter sucesso. Pois, construir uma loja leva tempo, e para elevá-la a um patamar desejado de vendas, é necessário muito trabalho e resiliência, pois, como em todo lugar e negócio, haverá dias bons e ruins no e-commerce.
Se inspirou na história da Lívia? Seja você também mais um case de sucesso.
Conte com a Tray e comece a vender online já.